As emoções em modo avião: a depressão provocada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

As emoções em modo avião: a depressão provocada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Nicedalva Felix Rosa, Sheyla Gomes da silva, Janice Monserrate Mesquita da Silva, Manuela Caroline de Oliveira Mota, Fernanda Aurélia do Nascimento Barbosa de Souza, Kássia Fernanda dos Santos Pereira Campos, Dennys Lapenda Fagundes

Resumo


Neste trabalho analisa-se a depressão no âmbito da tecnologia, observa-se que passamos mais tempo conectados, seja via computador, celular ou outros dispositivos semelhantes. Esse é mais um tema polêmico e de importância para a psicologia no estudo do modelo social das TICs (As Tecnologias de Informação e Comunicação) na vida real. Verificando-se que adoecer não constitui apenas como um processo “natural” da vida; implica vivências modificadas ao longo dos tempos, com diferentes modos de subjetivação a partir das rupturas entorno do valor social, cultural e biopsicossocial. Prover o conhecimento das consequências do uso de tecnologias que tem causado a depressão digital; em um mundo tecnológico, não é coisa fácil, mas temos esse desafio de expor, apresentar formas de tratamentos, mostrar os benefícios e malefícios, dependendo do modo que usamos e como estar inserido na nossa vida. Em face à nossa preocupação gerada diante da gravidade e ameaça a vida, nos propomos a colaborar de forma acadêmica, levar a sociedade; orientações e informações relevantes da problemática, seus vários efeitos colaterais no mundo hiper-moderno e seus desafios.


Referências


ABREU, C. N. de; Vivendo Esse Mundo Digital- Impactos na saúde na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

KIMBERLY, S. Y.; ABREU, C. N. de. & COLS. Dependência de Internet Manual e Guia de Avaliação e Tratamento. Porto Alegre: Editora Artmed, 2011.

ARENDT, H. Homens em Tempos Sombrios. São Paulo: Editora Companhia de Bolso, 2008.

BACK, J.S.Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.

Baumam, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

WRIGHT, J.H.; BASCO, M.R.; THASE, M.E. Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental: Um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Filme: ELA(HER) – fonte: https://www.youtube.com/watch?v=yxef2TPIK0s. Acesso em: 15/10/17, às 17:55 horas.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.